A Praia do Farol é a 4ª melhor praia brasileira, das 25 melhores praias do Brasil de acordo com o prêmio Travellers Choice 2017 do TripAdvisor.

Já conheci alguns paraísos por esse mundão, só que ver de perto, mergulhar e pisar na área da 4ª praia mais bonita do Brasil foi tão incrível que em vários momentos achei que aquilo tudo era de mentira.

Não é para menos! Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), ela foi eleita uma das mais perfeitas do país, seguindo critérios de pureza da água, qualidade da areia e paisagem.

Arraial do Cabo, rio de janeiro, Praia do Farol


Onde fica a Praia do Farol

A Praia do Farol fica na ilha de Cabo Frio, em uma área de proteção ambiental da Marinha com acesso bem restrito. Ela é totalmente controlada e seu acesso é somente por barcos registrados.

Seu 1 km de extensão é cercado por dunas de areia branca e lindos corais que surgem através da água transparente.


Como chegar à Praia do farol

Somente por barco. E não é qualquer um. São barcos registrados e com permissão da Marinha. Os barcos grandes não podem chegar perto da margem, por isso eles têm botes que te levam lá. Você mais se molhar de qualquer jeito! E a água é gelaaaada!

Arraial do Cabo, rio de janeiro, Passeio de barco

A entrada na praia é bem rígida e controlada. Somente é permitido 250 pessoas a cada 45 minutos. Isso quer dizer que o tempo máximo por cada barco atracado é de 45 minutos. E se chegarem 5 barcos com 50 pessoas cada, ninguém mais pode entrar. E olha que tem dezenas de barcos saindo da Praia dos Anjos… Por isso, sair cedo é importante!

No posto da Marinha, o fiscal vigia quantos barcos estão parados, quantas pessoas na praia e quem tá desrespeitando as regras. Nada de barraquinhas e aquele “montaréu” de gente invadindo a areia e deixando lixo para todos os lugares. Os guias deixam claro:

Se a Marinha vir alguém jogando lixo na praia ou desrespeitando as regras, todos do banco terão que deixar a praia“.

Ou seja, se um porcalhão quiser dar uma de esperto, todo mundo sairá prejudicado.


O que fazer na Praia do farol

Praticamente fomos os primeiros a pisar na ilha.

Arraial do Cabo, rio de janeiro, PPasseio de barco - Praia do Farol

Se você tiver em uma embarcação grande, a primeira emoção começa quando você pega o bote para chegar à margem. Ali seu passeio começa porque você sente a água gelada bater no seu corpo. E percebe como a água é transparente. Aí você desce do bote na parte rasa e caminha até lá com a água batendo no joelho.

Pelo que eu me lembre, o marinheiro não deixou a gente pular porque a área de embarcações é grande e, para não causar acidentes, os botes levam a gente até lá.

Depois de sentir a água gelada e ver seus pés sob a limpidez daquele lugar, é só curtir!

Arraial do Cabo, rio de janeiro, Praia do Farol

Dei uma caminhada por toda a extensão da areia, fui até o limite permitido e tirei muitas fotos. Aí deixei minha mochila numa pedra e fui mergulhar. O lugar é surreal! A água é tão transparente que é fácil mergulhar por lá e encontrar lindos corais. Usar o snorkel é obrigatório, pois a água é bastante salgada.

Arraial do Cabo, rio de janeiro, Praia do Farol Arraial do Cabo, rio de janeiro, Praia do FarolArraial do Cabo, rio de janeiro, Praia do Farol

Fiquei na água até a buzina do barco chamar a gente de volta.

Passa tão rápido! Como lá é lindo demais, dá vontade de passar o dia todo! Mas o passeio tinha que seguir e fomos –acompanhados de várias tartarugas pelo caminho – em direção à Fenda da Nossa Senhora, à Gruta Azul e às Prainhas do Pontal do Atalaia.

Esse lugar é um paraíso, né? 😉


Já ouviu falar do Mirante do Pontal do Atalaia? Saiba porque visitá-lo é surpreendente, clique aqui!

Aqui você encontra todas as informações sobre Arraial do Cabo.

Saiba tudo sobre as Prainhas do Pontal do Atalaia aqui!

Leia como foi meu passeio de barco, clique aqui!

Qual o melhor passeio de barco? Veja aqui!

Saiba onde ficar em Arraial do Cabo, clique aqui!