O Mirante do Pontal do Atalaia precisa ser visitado! Apesar das praias serem as atrações principais de Arraial do Cabo, quando elas são vistas de cima, ficam ainda mais bonitas.

Dá para ir andando, mas se prepare para muita subida e descida no chão de paralelepípedo. Se não tiver de carro, vale a pena contratar um moto-táxi. Mas se tá sem dinheiro ou quer se aventurar mesmo assim, o importante é ir! Não esqueça de passar protetor solar e levar muita água!

Arraial do Cabo, rio de janeiro, Mirante Pontal do Atalaia


O que é o Pontal do Atalaia?

Pontal  é uma ponta de terra que invade o mar. O Pontal do Atalaia é, nada mais nada menos, do que um monte de terra em formato de morro que invade o mar e nos possibilita ver Arraial do Cabo de cima. Nem preciso falar que o visual é sensacional, né?

Além de se surpreender com tanta beleza, é pelo Pontal do Atalaia que se tem acesso às Prainhas do Pontal do Atalaia e à Praia Brava.

O morro é enorme e tem que ter muita perna para visitar todas as atrações a pé. Além das praias, há também várias pousadas, um condomínio, a casa do Prefeito (incluindo a elite de Arraial) e vários mirantes.


Como chegar no Pontal do Atalaia

O acesso é através da portaria do Condomínio Pontal do Atalaia. Dizem que é preciso se identificar e alguns ainda dizem que é preciso pagar uma taxa. Quando fui, não precisei nem de um nem de outro. Chegamos na guarita do condominio, olhamos para os dois lados, atravessamos o cruzamento e subimos a ladeira.


O que fazer no Pontal do Atalaia

Como sou boa de mapa e adoro fazer roteiros, já sabia por onde começar. Até dei várias dicas para outros turistas.

Mirante

Primeiro, entramos no condomínio e subimos a ladeira. No topo do morro, tem a primeira parada: O Mirante do Pontal do Atalaia. Apesar do tempo fechado, a vista é de tirar o fôlego. Dá para ver a Praia Grande à direita e a Praia Brava à esquerda. Além de uma imensidão de azul do oceano.

Arraial do Cabo, rio de janeiro, Praia Grande

Praia Grande vista do Mirante do Pontal do Atalaia. | Az.Wanderlust

Arraial do Cabo, rio de janeiro, Mirante Pontal do Atalaia

Praia Brava vista do Mirante do Pontal do Atalaia. | Az.Wanderlust

Muitos casais apaixonados costumam ver o pôr do sol no mirante. Deve ser incrível! Como ainda estava no início da tarde, optei por conhecer outros lugares.

Praia Brava

Depois seguimos para a rua que leva à trilha da Praia Brava. Paramos o carro na encosta da rua super apertada e continuamos a descida a pé. Há uma trilha bem pequena para chegar na escada que leva à Praia Brava. Super fácil de fazer. E lá a vista também é um espetáculo.

Arraial do Cabo, rio de janeiro, Praia Brava

Descida da trilha para a Praia Brava. | Az.Wanderlust

Descemos a escada e paramos noutro mirante. Olhamos em direção à Praia Brava e confirmamos o que ouvimos dos nossos anfitriões: “a Brava está sem areia. A maré está super alta!”

Arraial do Cabo, rio de janeiro, Praia Brava

Mirante da trilha para a Praia Brava. | Az.Wanderlust

Arraial do Cabo, rio de janeiro, Praia Brava

A Praia Brava é essa entradinha que tem à esquerda, na direção da minha cabeça. Reparem como a maré estava cheia e não dá pra ver nem um pouquinho da areia. | Az.Wanderlust

Teve gente que desceu mesmo assim. Nós preferimos não arriscar e descemos só mais um pouco, para pegar um ângulo melhor.

Prainhas do Pontal do Atalaia

É por lá também que dá para chegar nas Prainhas do Pontal do Atalaia. Que é onde tem a famosa escada de madeira. Mas vou contar sobre elas neste outro post aqui, pois elas merecem um espaço só pra ela!

Arraial do Cabo, rio de janeiro, Prainhas do Pontal do Atalaia


Não tem muita coisa pra fazer lá no pontal, além de visuais incríveis! O tempo do passeio é determinado por você. Como não fui na Praia Brava e desisti de chegar nas Prainhas do Pontal do Atalaia – como conto aqui! –, visitei o que eu queria bem rapidinho.

Viu como vale a pena visitar o Mirante?


Tudo sobre Arraial do Cabo, você encontra aqui!

Que saber mais sobre a Praia do Farol, as Prainhas do Pontal do Atalaia e sobre o passeio de barco? Clique em cada um para ser encaminhado.

Saiba onde ficar em Arraial do Cabo, clique aqui!