Depois de fazer o walking tour pelo centro histórico, chegou a hora de passear pela Cidade Baixa de Praga (Malá Strana, em tcheco), também conhecida como Cidade Pequena.

Muitos turistas acham que Malá Strana se resume apenas ao Castelo de Praga (Pražský hrad, em tcheco). Mas vou mostrar para você como o outro lado do rio Moldava (Vlatva, em tcheco) também tem muita coisa legal para ver. É a parte da cidade onde a guerra não deixou marcas e os edifícios permanecem iguais há séculos. Além de ter belíssimos parques para passear.

Veja outros posts sobre a República Tcheca, clique aqui!

malá strana


O bairro Malá Strana de Praga

O bairro Malá Strana em Praga é onde a nobreza tcheca morava. É considerado um bairro residencial e tem uma grande concentração de hotéis e restaurantes. De dia, a região é bem movimentada por causa do Castelo de Praga, mas à noite ela é mais tranquila que o burburinho da Cidade Velha.

É considerada uma cidade independente desde 1258, quando deixou de ter características góticas e se transformou na espetacular região barroca.

 

A fachada cheia de torres pontudas, telhados cinzas, arcos ogivais e abóbadas, deram lugar às formas colossais e maciças das cúpulas, com a sinuosidades dos elementos contorcidos e espirais e lindos jardins privados.

malá strana

Essa diferença arquitetônica, você encontra perfeitamente no Castelo de Praga, onde a Catedral de São Vito (Katedrála sv. Víta, em tcheco) permanece no estilo gótico e a Basília de São Jorge (Bazilika sv. Jiří, em tcheco) tem a fachada barroca.

O bairro cresceu ao redor da praça da igreja de São Nicolas. Logo abaixo da escadaria que leva ao Castelo de Praga.

Por ter caráter residencial, o Malá Strana conseguiu preservar os espaços verdes da cidade. É um mix de residências aristocráticas, casas burguesas, jardins e pequenas praças.


O que visitar em Malá Strana em Praga

Explorei bastante o bairro Malá Strana porque fiquei hospedada por lá.

Meu primeiro contato com ele, foi quando desci na estação de metrô Malostranská. Sem querer, dei de cara com o jardim Wallenstein (Valdštejnská zahrada, em tcheco). Naquele momento, percebi que Praga vai muito além da Cidade Velha.

Não fiz um roteiro bem definido do que fazer em Malá Strana, pois visitei os locais aleatoriamente. Mas coloquei no mapa acima onde fica cada lugar. Como sugestão, deixe 1 dia para visitar o Castelo de Praga e aproveite as horas restantes para passear pela Cidade Baixa.

A Via Real – Castelo de Praga sentido Ponte Charles

Tem duas maneiras de fazer o trajeto. Fiz os dois trajetos, pois fui ao castelo duas vezes. Uma sozinha e outra com o walking tour. Os dois caminhos são incríveis! Você pode fazer um para chegar ao castelo e o outro para retornar.

A primeira maneira é descer pela rua Ke Hradu – que fica atrás da Galeria de Arte do Palácio Salm (Salmovský palác, em tcheco) – até a rua Nerudova. Caminhar pela rua Nerudova até a praça da Igreja de São Nicolas (Malostranské nám., em tcheco). E depois seguir pela rua Mostecká até a Ponte Carlos (Karlův most, em tcheco).

malá strana

A segunda maneira, em vez de você descer pela rua Ke Hradu, desça pelas escadas que levam à rua Thunovská. Depois vire na próxima rua à direita e caminhe até a praça Malostranské nám. Continue pela Malostranské nám., mas por trás da igreja de São Nicolas, até a Ponte Carlos.

Parques em Malá Strana

Parque Petřín (Petřínské sady, em tcheco) – conhecido também como Monte Petřín, é um dos locais mais visitados pelos tchecos no verão. Possui belos jardins, uma antiga vinícola, a Torre de Petřín, e o labirinto dos espelhos. No topo do monte tem um mirante com uma vista panorâmica de Praga. Você pode ir caminhando pelos jardins ou pegar o funicular na rua Újezd. É cobrada entrada no mirante e no labirinto, mas se você tiver o Prague Card, a entrada gratuita.

Parque Kampa (Kampa, em tcheco) – é o parque mais animado de Praga. Fica à beira do rio Moldava e do riachuelo Čertovka, onde as lavadeiras lavavam as roupas nos séculos passados. É a região que tem os restaurantes mais românticos da cidade. Eu comi no restaurante Velkopřevorský Mlýn, mas essa história você só vai conhecer quando ler o livro Trintando pela Europa (lançamento em breve). Outros locais interessantes para ver é o Moinho do Grande Prior (Mlýn Huť, em tcheco) e o Muro de John Lennon.

Parque Vojan (Vojanovy sady, em tcheco) – é considerado o parque mais antigo e bem conservado de Praga. Bem típico da Idade Média e uma excelente pedida para descansar os pés sob as árvores entre um passeio e outro.

Jardins em Malá Strana – abertos de abril à outubro

Jardim Vrtba (Vrtbovská zahrada, em tcheco) – o jardim Vrtba é classificado como monumento de primeira classe pela UNESCO e bastante utilizado para casamentos. É um jardim no terraço e o acesso é pela rua Karmelitská 25. Tem uma vista belíssima de Malá Strana e vale a pena a visita! O horário de visita é das 10h às 18h e custa aproximadamente 65 coroas tchecas.

Jardim Wallenstein (Valdštejnská zahrada, em tcheco) – foi construído para fazer parte do palácio Wallenstein, no início do século XVII. Nele, você encontra decoração maneirista (ricos detalhes italianos do século XVI), esculturas em bronze, a sala terrana e uma bela ilha artificial. Aproveite para visitar o palácio Wallenstein.

Muro de John Lennon

O muro de John Lennon (Lennonova zeď, em tcheco e Lennon Wall, em inglês) é um muro grafitado que representa a revolta da sociedade praguense contra o comunismo.

Muro de John Lennon malá strana

O primeiro desenho surgiu no início da década de 80 e foi o rosto de Lennon. As autoridades comunistas viram como uma afronta e apagaram a arte. No dia seguinte, outra pintura do rosto de Lennon apareceu. Toda vez que o governo limpava o muro, uma nova imagem surgia. O local é visto como uma representação da liberdade de expressão que há muitos anos os tchecos estavam privados.

Muro de John Lennon malá strana malá strana

Castelo de Praga

O Castelo de Praga é outra atração que merece um post só para ele! O artigo ainda está no rascunho, mas logo logo será publicado!


Talvez você também goste de:


Este post te ajudou? Dá um Pin nesta imagem e salve no seu Pinterest para ler quando quiser!

Muro de John Lennon - Praga