A Ponte Carlos (Karlův most, em tcheco e Charles Bridge, em inglês) – também conhecida como Ponte Charles – é a ponte mais visitada da cidade. Não é para menos! Além de ser a ponte mais velha, é também a que contém 30 estátuas de santos e patronos da época.

Veja outros posts sobre a República Tcheca, clique aqui!

Ponte Carlos Praga Charles Bridge


Minhas impressões sobre a Ponte Carlos

Quando visitei a cidade em 2015, já sabia que Praga era cheia de estátuas inusitadas. Fiquei hospedada em um hostel que fica na Cidade Pequena e passei pela Ponte Carlos diversas vezes.

Na primeira vez, o que me chamou mais atenção foram as torres que ficam na Cidade Pequena e a multidão que resolveu fazer a mesma coisa que eu: atravessar a ponte. Estávamos na primavera, a cidade era sede do Campeonato Mundial de Hockey e, para completar, era uma sexta-feira. Resultado: centenas de pessoas nas ruas. Então, nem observei muito as estátuas que rodeiam a ponte.

Ponte Carlos Praga Charles Bridge

Quando atravessei a Ponte Carlos à noite, com menos turistas, na penumbra e encantada com o que tinha visto anteriormente, fiquei com a pulga atrás da orelha por não saber quais santos estavam me olhando durante minha passagem. Aliás, a iluminação noturna de Praga é uma das mais linda que já vi. A arquitetura medieval se sobressai com os feixes de luz dos postes e muitas vezes senti-me numa cidade macabra, ao mesmo tempo que romântica. Consegue entender?

Ponte Carlos Praga Charles Bridge

Como sou curiosa demais, cheguei no hostel e procurei mais informações sobre aquelas estátuas que pareciam me perseguir na noite primaveril de Praga. Talvez estivessem me guiando ou talvez estivessem de saco cheio de ficar anos e anos sendo umas das principais atrações da cidade, mas que muitos turistas nem sabem porquê elas estão lá.

No dia seguinte, peguei minhas anotações e fui de estátua em estátua apreciar sua beleza e entender melhor sobre cada uma delas.

Como encontrei pouquíssimos artigos em português, resolvi compartilhar com vocês esse achado!


História da Ponte Carlos

Em 1357, o rei Carlos IV ordenou a construção da Ponte Carlos. Ela foi finalizada somente no século XV e se transformou na principal via de ligação entre a Cidade Velha (Staré Město, em tcheco) e o Castelo de Praga (Pražský hrad, em tcheco), que fica na Cidade Pequena (Malá Strana, em tcheco).

Ela atravessa o rio Moldava (Vltava, em tcheco) e seus primeiros nomes foram Ponte de Pedra (Kamenný most, em tcheco) e Ponte de Praga (Pražský most, em tcheco), mas desde 1870 é chamada de Ponte Carlos, uma homenagem ao rei Carlos IV.

Atualmente, somente é permitido pedestres atravessarem a ponte, o que de fato a torna mais charme!

Arquitetura da Ponte Carlos

A Ponte Carlos tem 516 metros de comprimento e 10 metros de largura e fica apoiada sobre o rio Moldava por dezesseis arcos. É protegida por duas torres que ficam na Cidade Pequena e uma que fica na Cidade Velha. A torre da Cidade Velha é considerada uma das construções da arquitetura gótica mais impressionantes do mundo.

Fazem parte da arquitetura da ponte o chão de paralelepípedo, postes antigos de iluminação e 30 estátuas de santos e patronos da época.

Uma combinação perfeita de charme, beleza e encanto!


As 30 estátuas da Ponte Carlos

Pronto para admirar as 30 estátuas da Ponte Carlos?

A travessia começa na Cidade Velha sentido Cidade Pequena, com as estátuas que ficam ao norte. Depois, da Cidade Pequena sentido Cidade Velha, admirando as estátuas do lado sul da Ponte Carlos.

Estátuas lado norte da Ponte Carlos – Cidade Velha sentido Cidade Pequena

Ponte Carlos Praga Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge


Estátuas lado sul da Ponte Carlos – Cidade Pequena sentido Cidade Velha

Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge Ponte Carlos Praga Charles Bridge


As fotos das estátuas são Via Královská Cesta e os textos tem como referência o mesmo site.


Talvez você também goste de:


Este post te ajudou? Dá um Pin nesta imagem e salve no seu Pinterest para ler quando quiser!

Ponte Carlos Praga