A Cachoeira Santa Maria e a Cachoeira do Lázaro são outras cachoeiras bem famosas de Pirenópolis. Ambas ficam localizadas na Reserva Ecológica Vargem Grande, a 12,2 km do centro histórico de Piri. Tem ótima infraestrutura, a trilha tem grau leve de dificuldade. Seguem o fluxo do rio das Almas – como a Cachoeira do Abade (leia aqui!) – e possuem salva-vidas nos finais de semana.

Bem diferente das Cachoeiras Bonsucesso (leia aqui!), pois possui uma extensa área de areias formando uma prainha deliciosa para estender a canga e ficar admirando a natureza.

A última vez que visitei a Cachoeira Santa Maria e do Lázaro foi no feriado de 7 de setembro de 2017 e tenho fotos e dicas fresquinhas para você!

Veja mais posts sobre Pirenópolisclique aqui!

Cachoeira do Lázaro

Cachoeira do Lázaro. | Foto by cunhado Marcos Rudolf.


Reserva Ecológica Vargem Grande

A Reserva Ecológica Vargem Grande é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), criada em 1996. Possui 360 hectares de cerrado nativo e conta com ótima infraestrutura com duas lanchonetes, banheiros e duas cachoeiras.

Reserva ecológica Vargem Grande

Reserva Ecológica vargem Grande. | AzWanderlust

Há salva-vidas nos finais de semana e feriados e há controle na entrada, sendo proibido levar bolsas térmicas com bebida alcoólica e comidas.

Como chegar à Reserva Ecológica Vargem Grande

O caminho é o mesmo da Cachoeira do Abade (se você tiver disposição, dá para conhecer as três no mesmo dia).

Saindo da Igreja Matriz, siga pela Rua do Bonfim e continue pela Avenida Pref. Luiz Gonzaga até a Avenida Meia Lua. No balão, siga pela Rodovia Parque dos Pireneus. A estrada possui uma parte de asfalto e outra de chão batido (aproximadamente 7 km).

Aproveite para descer no Mirante Ventilador.

Trilhas da Reserva Vargem Grande

Como são duas cachoeiras, a Santa Maria e a do Lázaro, a reserva possui duas trilhas. Elas começam na recepção e, em determinado ponto, você pode escolher seguir para a Santa Maria (500 m de trilha) ou para a do Lázaro (1300 metros de trilha). A trilha conta com uma lanchonete no meio do percurso.

Reserva ecológica Vargem Grande

Trilhas para as cachoeiras Santa Maria e do Lázaro. | AzWanderlust

As duas trilhas são calçadas com pedras regulares, facilitando a caminhada.

  • Trilha Cachoeira Santa Maria – a trilha tem grau leve de dificuldade, sendo 10 minutos de caminhada. Ideal para quem está com preguiça de longas caminhadas, idosos, crianças ou para quem quer dar um mergulho e voltar para casa.
  • Trilha Cachoeira do Lázaro – a trilha tem grau de dificuldade mediano, com 1300 metros de caminhada e alguns degraus pelo caminho, apesar de ser calçada com as pedras de Pirenópolis.

Preço: R$ 35, com acesso as duas cachoeiras e o pagamento pode ser no cartão. O site oficial informa esse valor, mas quando fui paguei R$ 25. Não sei se o fato ocorreu porque fui no período da tarde, mais os menos às 14h.

Horário de funcionamento: diariamente das 9h às 17h.


Cachoeira Santa Maria

A Cachoeira Santa Maria faz parte do percurso do rio das Almas, possui queda d’água de 8 metros, tem uma prainha de areia com espaços na sombra e um enorme poço para banho.

Cachoeira Santa Maria

Cachoeira Santa Maria. | AzWanderlust

Serve para a família toda por ter fácil acesso e uma trilha bem curta (500 metros, 10 minutos de caminhada). Por ficar próxima ao centro de Pirenópolis, geralmente fica bem cheia. A dica e visitá-la bem cedinho ou no período da tarde.

É uma das minhas preferidas em Pirenópolis. Não só por causa da facilidade de chegar nela, mas porque a energia é realmente renovadora. Quando fui da última vez, rio das Almas estava com temperaturas bem baixas, quando comparada aos seus afluentes. Mas já peguei a cachoeira com temperaturas agradáveis, daquelas que dá vontade de ficar na água o tempo todo.


Cachoeira do Lázaro

A Cachoeira do Lázaro também faz parte do percurso do rio das Almas. Possui queda d’água de 15 metros, poço para banho e prainha de areia, sendo um pouco menor que a cachoeira Santa Maria.

Cachoeira do Lázaro

Cachoeira do Lázaro. | AzWanderlust

Sua trilha é mais demorada que a anterior, cerca de 30 minutos (1300 metros), com grau de dificuldade médio (alguns degraus), mas toda calçada com pedras de Pirenópolis. Por ser mais demorada, é menos visitada.

Se sua opção foi passar o dia na reserva, uma opção é visitar a Cachoeira do Lázaro pela manhã e à tarde a Santa Maria.


Regras da Reserva Ecológica Vargem Grande

Como as outras cachoeiras de Piri, a Reserva Vargem Grande tem algumas regras para o bom convívio entre os visitantes e preservação ambiental.

Não é permitido:
  • Acesso com ônibus de turismo, somente vans ou micro-ônibus;
  • Entrada de caixas, bolsas e cooler térmicos com comidas e bebidas (embora eu tenha visto alguns turistas com bebidas alcoólicas por lá);
  • Entrar com animais domésticos;
  • Fazer fogueira, fogo ou churrasco;
  • Escrever ou depredar placas, pedras e árvores;
  • Pular ou escalar; e
  • Alimentar os animais silvestres.
Evite:
  • Usar sabonetes, xampu e protetores solares que contém produtos tóxicos à natureza; e
  • Incomodar os animais silvestres.
Contribua para o turismo sustentável:
  • Recolha seu lixo e coloque nas lixeiras espalhadas pela reserva;
  • Respeite, preserve e proteja o ecossistema;
  • Use protetores e produtos biodegradáveis;
  • Respeite a sinalização e não ultrapasse os limites das trilhas; e
  • Se vir qualquer ato contrário, denuncie.

Vem pro cerrado, brasília, selo fundador, rbbv

Conheça o projeto Vem pro Cerrado, clique aqui!


Talvez você também goste de:


Este post te ajudou? Dá um Pin nesta imagem e salve no seu Pinterest para ler quando quiser!

Cachoeira Santa Maria e do Lázaro