Arraial do Cabo é considerada o caribe brasileiro por causa de suas águas transparentes e beleza indescritível. Três praias da cidade estão entre as 25 melhores praias do Brasil de acordo com o prêmio Travellers Choice 2017, do TripAdvisor.

Em lugar ficou a Praia do Forno, em a Praia do Farol e em as Prainhas do Pontal do Atalaia.

A primeira vez que fui à cidade, tinha menos de 10 anos de idade e não me lembro de nada! Costumava ficar na cidade vizinha, Cabo Frio e quase não tive contato com Arraial.

Em Janeiro de 2017, fui convidada para conhecer o Nusa Surf Republic Hostel (confira como foi a visita aqui!) e aproveitei a oportunidade para conhecer melhor a cidade.

Todos os posts sobre Arraial do Cabo, você encontra aqui!

Arraial do Cabo, rio de janeiro, Prainhas do Pontal do Atalaia

Famosa escada que vai para as Prainhas do Pontal do Atalaia. | Az.Wanderlust


História de Arraial do Cabo

Arraial do Cabo e um município da Região do Lagos no estado do Rio de Janeiro. Como toda cidade costeira, seus primeiros habitantes foram os índios das vertentes tupinambás, especialmente os tamoios.

O português que descobriu a região foi Américo Vespúcio, que em 1503 desembarcou na Praia da Rama (atual Praia dos Anjos) e logo tratou de construir um forte na Praia do Forno. Três fatores chamaram atenção do português e que até hoje faz de Arraial do Cabo um vilarejo único:

  • Fenômeno ressurgência – que é quando as correntes marítimas tem uma temperatura mais baixa que o restante da costa brasileira, ou seja, as águas são bem mais geladas;
  • Ventos gelados – os ventos também são mais gelados que os do restante do país e a sensação térmica é de que está mais frio do que realmente está e;
  • Mudança brusca de clima – ocorre quando um dia ensolarado passa bruscamente para um dia nublado, com possibilidade de formação de nevoeiro e agitação do mar.
Arraial do Cabo, rio de janeiro, Prainha

Prainha, Arraial do Cabo. | Az.Wanderlust

A vila fazia parte da cidade de Cabo Frio, mas em 1985 conseguiu o status de município, tendo o ecoturismo como base da economia. É uma vila de pescadores, com construções simples e ruas sinuosas e estreitas, mas com uma carência enorme de infraestrutura e um grande aumento de bairros pobres.

O nome se deve ao fato de que a vila é realmente um cabo, que é quando um pedaço de terra – maior que ponta e pontal – adentra o mar e a natureza trata de nos presentear com praias e enseadas. Por isso leva o título de “caribe brasileiro“.


Informações importantes sobre Arraial do Cabo

Idioma oficial – português.

Moeda local – real brasileiro.

Fuso horário – mesmo horário de Brasília e e adota o horário de verão brasileiro (UTC -3).

Código da área – 022.


Como chegar em Arraial do Cabo

É muito fácil! Arraial do Cabo fica a 165 km do Rio de Janeiro pela BR-101, na Região dos Lagos; e a 13 km de Cabo Frio, onde fica o Aeroporto mais próximo.

Avião – Arraial do Cabo não tem aeroporto. Os mais próximos são os do Rio, operados por todas as companhias aéreas ou o de Cabo Frio, operado pela Azul. Veja abaixo as opções para chegar em Arraial do Cabo:

Saindo do Rio de Janeiro

Carro – é preciso atravessar a ponte Rio-Niterói e seguir rumo à Região dos Lagos, pela Via Lagos até São Pedro D’Aldeia e depois pegar a RJ-140. A estrada é bem sinalizada. Prepare-se para um pedágio bem salgado! Em janeiro de 2017, durante a semana ele custava R$10,30 e nos finais de semana e feriados R$17,20.

A viagem era para durar cerca de 2h30, mas vou ser sincera: sempre tem engarrafamento! Na volta de Arraial para o Rio, ficamos 12h na estrada por causa de um acidente. Nas férias, feriados e finais de semana, sempre tem engarrafamento. Então coloca aí cerca de 5 a 7h, em média.

Ônibus – na Rodoviária Novo Rio, no Rio de Janeiro, tem ônibus ligando as duas cidades regularmente. A empresa que faz o trajeto é a Auto Aviação 1001. O bilhete pode ser comprado na hora ou online. Se você tiver como programar, melhor comprar antes para garantir seu lugar. Como o trajeto do ônibus é o mesmo do carro, prepare-se para os engarrafamentos. A viagem tem previsão de 3h, mas coloque 6 a 8h, em média.

Partindo de Cabo Frio

Carro – é só pegar a RJ-102 que em 20 minutos você chega em Arraial, mas isso vale quando não tem engarrafamento! Se tiver, espere para ficar na estrada de 1 a 5h, dependendo do dia. Parece um absurdo, né? Mas é isso mesmo o que acontece!

Ônibus – em Cabo Frio, é só ir para a rodoviária e pegar um ônibus para Arraial. Os horários também são regulares e são feitos pela empresa Salineira. Tempo de viagem dependerá da estrada.


Quando ir à Arraial do Cabo

Dizem que em Arraial o sol sempre aparece no inverno. Imagina então no verão? Só que lá é onde ocorrem as mudanças climáticas mais bruscas da Região do Lagos no Rio de Janeiro. No mesmo dia, pode amanhecer nublado, parecendo que vai chover e algumas horas depois o sol sair e fazer um calor de “rachar”.

Arraial do Cabo, rio de janeiro, Praia do Farol

Praia do Farol, Arraial do Cabo. | Az.Wanderlust

Arraial do Cabo é para ser visitada o ano todo. Mas se você for na alta temporada vai encontrar a cidade lotada, engarrafamento e praias entupidas de gente. Não que isso seja ruim, mas vá preparado para isso!

Nos finais de semana a cidade também fica movimentada, por isso, se você quer curtir o vilarejo sem muitos turistas pelos caminhos, o ideal é ir durante a semana.


Onde ficar em Arraial do Cabo

Lá tem várias pousadas, hotéis e hostels de todos os tipos e gostos. Dá também para alugar apartamento. Na cidade, você consegue fazer quase tudo a pé. Alguns passeios depende de carro, então não importa muito qual bairro você vai ficar.

Em janeiro de 2017, fiquei no Nusa Surf Republic (confira a resenha que escrevi sobre o hostel aqui!) e adorei a localização. Ele fica a 10 minutos a pé da Praia Grande e a 20 minutos do centro histórico. Só usei carro para ir para o Mirante do Pontal do Atalaia (que fica bem pertinho do hostel, mas é subida para chegar lá) e para as Prainhas do Pontal do Atalaia.

Booking.com

Vida noturna de Arraial do Cabo

Como qualquer cidade litorânea pequena, a vida noturna de Arraial é à beira mar. O centro histórico fica mais vazio, enquanto as ruas que cercam a Praia Grande e a Praia dos Anjos são bem movimentadas, cheia de restaurantes e bares.

Para quem gosta de cerveja gelada e música ao vivo, bares não falta por lá!

Mas como em Arraial você geralmente acorda cedo para fazer os passeios, a noitada fica por isso mesmo: frutos do mar, cerveja e cama!


O que fazer em Arraial do Cabo

Lá é a capital do mergulho e tem praias paradisíacas para conhecer. Escrevi sobre cada uma delas separadamente para você admirar as paisagens, arrumar a mala e aterrizar na cidade.

Arraial do Cabo, rio de janeiro, Praia do Farol

Praia do Farol, Arraial do Cabo. | Az.Wanderlust

Confira cada um deles:

Passeio de barco e leia minha crônica sobre esse dia, clique aqui!

Praia do Farol

Mirante do Pontal do Atalaia

Prainhas do Pontal do Atalaia


Gostou do post? Tem dúvidas, quer dicas? Escreva nos comentários! 🙂