Nos dias 7 e 8 de outubro participei do 1º Encontro do Vem Pro Cerrado que aconteceu em Cristalina, Goiás. O primeiro encontro, a gente nunca esquece! Foi sensacional!

1º Encontro Vem Pro Cerrado


[Crônica] Quando estou entediado, eu Vou pro Cerrado

O bichinho Wanderlust me picou mais uma vez. Às sete e quarenta e cinco seguia rumo à Cristalina. No carro, meu desejo de explorar o mundo de A a Z foi guiado pelo Sentidos do Viajar. O clima Leve sem Destino invadiu o ambiente e não faltaram causos e contos durante o trajeto.

A viagem durou pouco mais de uma hora e trinta minutos. Bem rápido, por sinal. Na praça da cidade, os anfitriões estavam à nossa espera, com roupas confortáveis sob o sol escaldante. Afinal, Viagem sem Frescura é uma delícia de se fazer.

Em meio as fotos e risadas, fui apresentada à Secretária de Turismo da cidade. Tem coisa melhor do que Atravessar Fronteiras com quem realmente sabe onde te levar?

A primeira parada foi num enorme bloco de rocha. Com mais de 1,2 bilhões de anos, suas 347 toneladas apoiam-se em um único ponto, formando uma gostosa sombra. A grandeza da natureza, fez sentir-me um Viajante Comum de queixo caído.

Como pode, ser tão impressionante assim?

Depois, perambulei por entre plantas que nascem sobre as rochas. Algo tão surpreendente quanto a pedra. Um Cerrado seco cercado por galhos. Na subida, vi a imensidão do lugar. Os tons verde e marrom se destacaram no horizonte.

Com o cronograma contado, segui para a lua. Bem, não era exatamente a lua, até porque nunca pisei nela. Mas era como se fosse. A cratera branca rodeada pelo azul celeste, fez-me ir ao satélite natural da Terra. Um bate e volta no garimpo, algo surreal que eu nunca havia visto.

Extasiado, ouvi uma criança sussurrar: “Mamãe, que excursão fantástica é essa que leva a gente pra garimpar!”. Aquele serumaninho de 10 anos resumiu o que todos os adultos estavam sentindo.

De volta à cidade que teve como segundo nome São Sebastião da Serra dos Cristais em 1880, conheci a igreja do santo. Pequena e bela, foi iluminada por um amarelo pôr do sol.

A vida noturna cristalinense teve muita cerveja e petiscos. Como se não bastasse ter extraído o próprio cristal, ganhei de presente um lindo bibelô para enfeitar minha mesa de lembranças.

No segundo dia, teve nova emoção! Tornei-me uma Viajante Móvel sentada no jipe. Sobre quatro rodas, meu coração quase saiu pela boca quando uma enxurrada de água invadiu a caçamba. Adrenalina era o sobrenome do jipeiro, que fez um rally pelas pedras e águas do ribeirão das lajes.

O calor da cidade estava quase matando, quando uma brilhante ideia surgiu. Saí do Balneário e voltei para a cidade. Peguei uma casquinha e coloquei duas bolas de sorvete.

Cristalina, a cidade dos cristais é também o equilíbrio do mundo. Não apenas por seu magnetismo no solo lotado de cristal, como também pelo seu encanto no ar.

No caminho de volta para casa, não conseguia parar de pensar que quando estou entediado, eu Vou pro Cerrado.


1º Encontro Vem pro Cerrado


Confira o vídeo que o Sentidos do Viajar fez!


1º Encontro do Vem Pro Cerrado

Agradecimentos

À Fazenda Sucupira (Chapéu do Sol) por nos mostrar pessoalmente as belezas da reserva.

À Prefeitura de Cristalina, à Câmara Municipal de Cristalina e à Secretaria de Turismo de Cristalina, por viabilizarem o 1º Encontro do Vem Pro Cerrado.

À Sara Biacchi, Secretária de Turismo de Cristalina, por nos acompanhar nessa aventura.

Aos hotéis Ity Hotel e Cristal Park Hotel por nos hospedarem.

Ao Balneário das Lajes pela oportunidade de passarmos o dia por lá.

Ao Jeep Club Cristalina pelo passeio de jeep emocionante.


Vem pro cerrado, brasília, selo fundador, rbbv

Conheça o projeto Vem pro Cerrado, clique aqui!

O Vem Pro Cerrado é um projeto fundado por 8 blogueiros de viagem que moram na região e que tem em comum a paixão pelo Cerrado. O principal objetivo do grupo é mostrar as belezas, a cultura e a diversidade de atrações para inspirar experiências de viagens e apoiar o crescimento do turismo nesta região do Brasil. Nós do AzWanderlust fazemos parte desse projeto e estamos cada vez mais explorando a região para compartilhar todas as dicas com você.

Com apenas quatro meses de atividade, o grupo conseguiu parcerias incríveis, possibilitando assim o 1º Encontro do Vem Pro Cerrado. Os blogueiros Luciano e Marinês do blog Viagem sem frescura – que moram em Cristalina – foram os responsáveis por toda organização do encontro.


Talvez você também goste de:


Este post te ajudou? Dá um Pin nesta imagem e salve no seu Pinterest para ler quando quiser!