Até os trinta anos, tinha alguns objetivos. Felizmente consegui cumprir a maioria. Um deles foi viajar pelos destinos que sofreram com a Segunda Guerra (veja aqui!). Outros ainda não risquei da lista. Então, criei uma lista com 10 lugares que quero conhecer antes dos 40 anos. Não necessariamente nesta ordem. Também não somente os lugares que quero conhecer até chegar nos “entas”.

Quem me conhece, sabe o quanto adoro listas e planilhas. Todo ano é a mesma coisa. Faço uma lista de desejos para o próximo ano e tento marcar “feito” em todos os itens. Muitas vezes não consigo marcar todos, mas faço de tudo para riscar um monte da lista!

Curtindo o post? Então curta também nossa fanpage e não perca nada do que acontece por aqui!

São tantos lugares que ainda quero conhecer, que a lista é enorme! Ainda falta um pouquinho para chegar nos quarenta, mas como os anos estão voando, resolvi criar uma lista com destinos que quero conhecer em breve. Para inspirar você também, escolhi 10 locais que vou riscar nos pouco mais de 7 anos restantes.

Quero explorar cada destino de maneira mais consciente e com um olhar mais maduro. A idade faz dessas coisas com a gente. Em vez apenas para curtir e tirar muitas fotos bacanas, quero conhecer melhor a cultura local e trocar ideia com os moradores. Não quero apenas viajar. Quero viver, sentir e respirar a viagem.

Como são destinos que só ouvi falar, recorri aos blogs de viagens que sempre me inspiraram. A ideia é te inspirar também a redescobrir o jeito de viajar. Curioso para ler quais escolhi?


1. Passar um dia (ou mais) com os elefantes

Lembra que escrevi que quero viajar mais consciente e com o olhar mais maduro? Então, esse lugar é perfeito para começar a lista dos 10 lugares que quero conhecer antes dos 40 anos.

O Elephant Nature Park é um santuário de proteção aos elefantes maltratados no sudeste asiático, localizado a 60 km de Chiang Mai, na Tailândia. Diferente do turismo de carícia (Cub-petting, em inglês), o Santuário busca salvar e reabilitar vidas desses gigantes (e fofos) selvagens. Leia mais sobre o turismo de carícia, clique aqui!

10 lugares que quero conhecer. Elephant Nature Park

Elephant Nature Part, Chiang Mai – Tailândia | foto: blog Viajando na Janela

Há tempos quero conhecer a reserva. Conheci virtualmente o Santuário quando pesquisava lugares que fossem dedicados à preservação da natureza e da vida selvagem. Apaixonei-me assim que entrei no site oficial, clique aqui!

Fiquei com mais vontade de arrumar a mochila e partir, quando li o relato da Geisiele, do blog Viajando na Janela. Ela passou um dia cuidando dos elefantes. Além das fotos maravilhosas, ela conta detalhadamente como foi a experiência e a leitura é divertida e emocionante. Confira aqui! Já posso arrumar a mochila e partir?


2. Ter um dia de princesa, ora pois!

Muita gente me pergunta o que fazer em Portugal. Se eu contar que o único lugar que conheço do país é o Aeroporto de Lisboa você acredita? Pois é, apesar de já ter conhecido um bocadinho desse mundão, Portugal ainda não está na lista de países riscados.

Portugal ainda está na minha lista de desejos. Minha história com o país é hereditária e tenho certeza que vou amar conhecer os locais onde minha família viveu. Se pá, encontrar algum parente perdido por lá. Está decidido: Portugal não passa dos quarenta.

Dentre os lugares que mais tenho vontade de conhecer no país, um deles é Sintra. Um pitoresco vilarejo português, localizado no centro das colinas da Serra de Sintra. Uma das atrações que tem que estar na minha lista de 10 lugares que quero conhecer antes dos 40 anos, é o Palácio da Pena.

10 lugares que quero conhecer. Palácio da Pena

Palácio da Pena, Sintra – Portugal | foto: blog Viaje mais e melhor

Minha paixão por palácios e castelos é enorme – veja aqui e aqui! – e sempre incluo as atrações nos meus roteiros. Quando li as dicas do Sérgio no blog Viaje mais e melhor, fiquei com mais vontade de arrumar a mochila e partir. Olha que lugar incrível, clique aqui!


3. Bater a bota no verdadeiro faroeste

Sabe quando seu pai assiste filmes de bang-bang quase todo dia e você adquire uma paixão por osmose de cenários de faroeste? Então, euzinha me apaixonei por todo aquele marrom visto na tela da TV.

Apaixonei-me não só pelas paisagens, sotaque e histórias. Apaixonei-me também pela culinária local. Sabe, usar chapéu e estar vestida de bota, calça jeans e blusa de franja; entrar pela porta de madeira do ambiente rústico e iluminado com grandes janelas, cheio de parafernália pendurada na parede; e pedir aquela comida farta?

Os meus trinta anos estão ficando para trás e os quarenta se aproximando na velocidade da luz. Já que os hormônios não estão a meu favor, que tal aproveitar para me lambuzar na comida e cultura country? Sim, meninas! Depois dos 25 o corpo muda. Depois dos 30 ele não volta mais a ser como era antes. E ouço que depois dos 40 a coisa só piora.

10 lugares que quero conhecer. Texas

Interior do restaurante Cracker Barrel, Texas | foto: blog Família Viagem

Por isso, o Texas entra na minha lista dos 10 lugares que quero conhecer antes dos 40 anos. Quero sentir-me no verdadeiro faroeste e deixar a imaginação fluir enquanto estiver por lá. Sentir-me como nos filmes que papai vê.

Em minhas navegadas online pelo mundo dos blogueiros de viagem, achei um restaurante que me deu vontade de arrumar a mochila e partir. Quem compartilhou a dica foi a Simone do blog Família Viagem. Ela visitou um restaurante típico do Texas e contou como foi essa experiência. Confira aqui!


4. Voltar ao país que vive abaixo do mar

A Holanda é um dos meus países queridinhos e – mesmo sendo pequeno – não consegui conhecer tudo o que gostaria. Veja aqui quais lugares já visitei! Não fui à Roterdã e sinto imensamente por isso. Por isso ela está na lista dos 10 lugares que quero conhecer antes dos 40 anos.

A cidade é conhecida por ter sido destruída durante a Segunda Guerra Mundial e reconstruída por completo. No entanto, a arquitetura foi renovada e por lá é difícil encontrar prédios que remetam aos tempos passados. Tudo por lá é moderno e funcional. Como se não bastasse ser uma cidade futurística, precisa ter o mercado municipal mais diferentão de todos.

10 lugares que quero conhecer. Roterdã

Markthal, Roterdã – Holanda | foto: Tom Roeleveld, via blog Holandesando

O Markthal é mais um prova de que Roterdã é única! O mercado é um complexo gastronômico que abriga não só a culinária holandesa, como também especiarias do mundo todo. Além de mercado, é também um edifício residencial, onde 200 apartamentos completam a magnífica arquitetura de seu arco.

Continuando no quesito comida, nada melhor do que saborear a comida local e matar a saudade da culinária mundial no mercado mais singular de todos. Conheci esse achado no Holandesando. A Roberta, autora do blog, dá 10 motivos para visitar o Markthal. Confira aqui! Só precisei do primeiro motivo para arrumar a mochila e partir.


5. Conhecer o mar de Minas

Conhecido como o Mar de Minas, o Lago de Furnas passa por trinta e quatro cidades mineiras e Capitólio é uma delas. Descobri Capitólio recentemente pelas fotos do Instagram. Teve uma época que pipocava fotos de lá. Curiosa que sou, coloquei no Google e comecei a ler sobre esse lugar sensacional.

Nessa minha pegada de explorar belezas naturais, nem preciso dizer que fiquei morrendo de vontade de me aventurar pela Serra da Canastra, né? Já fico imaginando o ângulo perfeito das fotos que vou tirar quando explorar o lugar. Aiai.

10 lugares que quero conhecer. Capitólio

Capitólio, Minas Gerais – Brasil | foto: blog Olhos de Turista

São tantas trilhas, cachoeiras, cânions e mais um monte de lugar lindo, que a vontade de arrumar a mala e partir só aumenta. Quero conhecê-la o quanto antes, por isso coloquei na lista dos 10 lugares que quero conhecer antes dos 40 anos. Se você ainda não se convenceu de visitar Capitólio, que tal ler 7 motivos que a Luiza do blog Olhos de Turista selecionou? Confira aqui!


6. Conhecer a segunda maior mesquita do mundo

O Oriente Médio está na minha lista desde 2015, quando comecei a planejar um roteiro de voluntariado pelo mundo. Esse roteiro ainda está no papel e incluí os Emirados Árabes Unidos nele, apesar de não se parte primordial da minha viagem de voluntariado.

Digamos que conhecer o país seria unir o útil ao agradável. Já que estarei por aquelas bandas, por quê não explorar esse lugar tão incrível? Como pretendo tirar o projeto do papel antes dos quarenta, incluí a segunda maior mesquita do mundo na lista dos 10 lugares que quero conhecer antes dos 40 anos.

Muita gente acha que Dubai é a capital dos Emirados Árabes Unidos, mas na verdade – abram a boca surpresos! – é Abu Dhabi. A capital é um dos sete Emirados do país e fica às margens do Golfo Pérsico. Abriga a segunda maior mesquita do mundo, a Sheikh Zayed. A maior mesquita fica em Meca, Arábia Saudita e chama-se Masjid al-Haram (essa também quero conhecer).

10 lugares que quero conhecer. Abu Dhabi

Mesquita Sheikh Zayed, Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos | foto: blog Tur Mundial

Como tudo que está relacionado à religião e costumes tem suas regras, com a Sheikh Zayed não seria diferente. O casal do blog TurMundial, passou um sufoco para visitar o lugar e conta para gente como foi. Confira aqui!

Agora que já sei o que preciso fazer para explorar o lugar, já posso arrumar a mochila e partir?


7. Conhecer a cidade perdida dos Incas

Só de falar desse lugar, meus olhos se enchem de lágrimas. Se falarem: “escolha um lugar para ir amanhã”, sem sombra de dúvidas escolho Machu Picchu. A Cidade Perdida dos Incas é um sonho antigo que quero riscar logo. Sendo assim, ela tem que entrar nessa lista dos 10 lugares que quero conhecer antes dos 40 anos.

Minha vontade de conhecer a cidade é tão grande, que fico em dúvidas sobre qual opção de caminho seguir para chegar até ela. Já pensei em fazer o percurso turista (ônibus + trem) e chegar lá mais rápido. Mas também já pensei aventurar-me por alguma trilha e explorar a região com mais calma. A tal vontade de viver, sentir e respirar a viagem.

10 lugares que quero conhecer. Machu Picchu

Machu Picchu, Peru | foto: blog 7 Cantos do Mundo

A Laura do blog 7 Cantos do Mundo, explica a diferença entre cinco trilhas que levam à Machu Picchu. Confira aqui! Se você acha que aquela trilha do final de semana que te levou à cachoeira é pesada, prepare-se para enfrentar pelo menos 2 dias caminhando. Haja perna, pulmão e olhos para enfrentar esse desafio.

Depois de ler detalhadamente as dicas, tomei minha decisão: vou à Cidade Perdida dos Incas com meus próprios pés. Só não sei ainda qual trilha vou escolher, mas sei que já quero arrumar a mochila e partir.


8. As pirâmides mexicanas

Aproveitando a pegada de cultura e história, que tal subir um pouquinho e desembarcar no México? Oras, se vou conhecer melhor sobre a civilização inca do Peru, por quê não conhecer também a civilização maia, olmeca e asteca do México?

Dentre os locais escolhidos, destaco Teotihuacán para entrar na lista dos 10 lugares que quero conhecer antes dos 40 anos. A cidade fica a 50 km da Cidade do México e tem muita história e paisagens lindíssimas de se ver.

10 lugares que quero conhecer. Teotihuacán

Teotihuacán, México | foto: blog Atravessar Fronteiras

Os historiadores não sabem ao certo quem construiu as pirâmides de Teotihuacán, mas sabem que os astecas encontraram a cidade em ruínas e fizeram dela cenário de alguns de seus mitos. Assim surgiu a Pirâmide da Lua e a Pirâmide do Sol.

A Adriana do blog Atravessar Fronteiras, conta como foi a incrível experiência de visitar um dos locais que influenciaram a cultura centro-americana. Confira aqui! Já imagino o frio na barriga que vou sentir quando estiver arrumando a mochila para partir.


9. Curtir o friozinho na Suíça Brasileira

Comigo não tem tempo ruim. Gosto do calor e do frio. Cada um com suas características e singularidades. Só não me chame para visitar um país com -20ºC. Até os -5º acho válido, pois conseguirei explorar a cidade sem morrer de frio.

Falando em frio, como no Brasil não chegamos a temperaturas extremas (bem, isso está mudando!), um lugar que ainda não conheço e que tenho vontade de conhecer é Campos do Jordão. Cidade paulista que recebe milhares de turistas todos os anos para contemplar a beleza do inverno. Praticamente uma Suíça Brasileira.

10 lugares que quero conhecer. Campos do Jordão

Campos do Jordão, São Paulo – Brasil | foto: blog Cantinhos no Mundo

Confesso que São Paulo é um estado pouco explorado por mim, mas quero mudar esse cenário urgentemente. Descobri que há tantas belezas por lá, que teria de criar uma lista com o top 100 de São Paulo. Mas escolhi Campos de Jordão para colocar na lista dos 10 lugares que quero conhecer antes dos 40 anos como meta – depois eu duplico!  😛

O blog Cantinhos no Mundo dá dicas de como ir, o que fazer e onde ficar. Confira aqui! Com todas essas dicas, só falta arrumar a mochila e partir!


10. Aventurar-me pelas praias selvagens cariocas

Depois do frio, que tal enfrentar o inferninho carioca? As Praias Selvagens da Barra de Guaratiba estão na minha lista há um tempo. Embora eu visite o Rio quase todos os anos há trinta e dois anos, nunca visitei o lugar. E a vontade de explorar aquelas belezuras só aumenta.

10 lugares que quero conhecer. Praias Selvagens

Praias Selvagens, Rio de Janeiro – Brasil | foto: blog Casalventura

Provavelmente riscarei em breve. Enquanto isso não acontece, olha ela aqui na lista dos 10 lugares que quero conhecer antes dos 40 anos. Praia, sol, mato e lugares pouco explorados. Perfeito, né?

Para deixar essa vontade ainda mais evidente, o blog Casalventura conta como foi visitar as Praias Selvagens de Barra de Guaratiba. Minha vontade de arrumar a mochila e partir só aumenta. Confira aqui como foi!


Talvez você também goste de:


Este post te ajudou? Dá um Pin nesta imagem e salve no seu Pinterest para ler quando quiser!

10 lugares que quero conhecer